Principais Exames

Alguns de Nossos

Principais Exames

Sempre fomos focados em oferecer m atendimento humanizado e trazer as melhores soluções para nossos pacientes. Sendo assim, além dos procedimentos cirúrgicos, realizamos exames específicos para análise e diagnóstico, trazendo maior segurança e conforto durante seu atendimento.

Ontórax

Broncoscopia Flexível

A broncoscopia flexível é um procedimento capaz de visualizar a cavidade nasal, faringe, laringe, cordas vocais, traqueia e árvore brônquica. É bastante seguro, com mínima mortalidade e baixo índice de complicações. A broncoscopia proporciona a visualização direta da árvore traqueobrônquica, sendo realizada através de aparelhos flexíveis ou rígidos.

Quais são as indicações para a realização da broncoscopia?

Qualquer pessoa pode fazer o exame, mas pessoas com doenças, como infecções, diabetes, doenças respiratórias, doenças renais ou hepáticas, alterações cerebrais ou psiquiátricas, alergias a medicamentos ou obesidade precisam de cuidados especiais para evitar problemas.

O procedimento é indicado para diagnosticar doenças como o câncer de pulmão, confirmando a presença do tumor e seu estágio, além de permitir a realização de uma biópsia. Ele também é recomendado no processo de investigação das causas de doenças pulmonares, falhas terapêuticas em tratamentos e diagnóstico de pneumonias hospitalares.

Ontórax

Espirometria

Também conhecida como o exame do sopro, a espirometria é um tipo de exame que mede vários volumes e fluxos pulmonares. O paciente conecta sua boca ao aparelho e realiza diversas manobras respiratórias orientadas pelo técnico – o aparelho registra estas medidas.

Este exame é tão importante para o pneumologista como o eletrocardiograma para o cardiologista, apesar de ser menos conhecido pela população. Sua interpretação deve ser realizada por médico pneumologista, uma vez que requer vários conhecimentos de fisiologia pulmonar e de doenças respiratórias.

Quais são as indicações para a realização da espirometria?

A espirometria deve ser realizada por pacientes com suspeita de doenças respiratórias ou por quem já realiza algum tratamento pulmonar. Um bom exemplo disso são os portadores de DPOC, asma ou fibrose pulmonar. Porém, a pneumonia, a bronquite, o tabagismo e a Covid-19 também podem ser investigados através desse exame.

Sua Saúde em Primeiro Lugar

Agende Sua Consulta